Sobre
O Concurso de Ideias para a Reabilitação e Requalificação do Mercado Municipal de Caminha foi realizado no âmbito de um protocolo de cooperação entre a ESG/ Escola Superior Gallaecia e a Câmara Municipal de Caminha. Destina-se, exclusivamente, a todos os estudantes, de todos os cursos, da ESG/ Escola Superior Gallaecia.
Este concurso emerge da necessidade de intervenção no MMC, com o objetivo de o adaptar às novas dinâmicas de mercado, fortalecer o seu posicionamento no comércio de proximidade, e criar novas estratégias de divulgação dos produtos de produção local.
Preconiza-se, que o MMC se transforme num elemento de referência, evidente e apelativo na área envolvente, o Largo da Feira, valorizando-se a criação de propostas de requalificação do espaço público, que contribuam para a sua dinamização e valorização.

Votação
As votações decorrem do dia 9 ao dia 19 de dezembro na Junta de Freguesia de Caminha (Matriz) e Vilarelho, de segunda a sexta feira das 9:30h às 12:00h e das 14:00h às 19:00h e ainda sábado das 9:30h às 12:00h
Projeto 1
Membros
- Anton Iglesias
- David Patiño Alvarez
- Miguel Perez Garnelo
- Guillermo Varela Ballesteros
- Ludmila Castro
- Noelia Goce
Downloads
A proposta para a requalificação do mercado de Caminha está assente na criação de uma planta livre e fluida para que se torne num elemento de passagem entre o Centro Histórico de Caminha, a marginal do Rio Minho e o Largo da Feira.
É pretendida a ampliação da panóplia de clientes focando o mercado a usuários de diferentes idades, hábitos e atitudes, potenciado o consumo local da região e criando um espaço de convivência entre vendedores, consumidores habituais e turistas. A organização do espaço interior tenta adaptar os postos de venda e as necessidades reais de mercado a partir dos fluxos naturais dos visitantes, solucionando os problemas atuais através da procura de uma maior conexão interior-exterior que ajude na sua utilização nos dias de feira.
Projeto 2
Trata-se de um projeto low-cost que se integra e reaproveita o edifício existente de uma forma economicamente e ecologicamente sustentável. Propõe-se que o mercado constitua um polo comercial e cultural de eventos de distinção. Oferece-se ao morador da Vila de Caminha melhor qualidade de vida, aumentando as possibilidades de lazer seja a fazer compras despreocupadamente ou a frequentar concertos ao ar livre sem interferências e distúrbios climáticos num espaço com luminosidade natural.
A nova cobertura oferece não apenas abrigo ao vento e à chuva, mas também um novo caráter visual à cidade com a sua forma marcante.
Projeto 3
Membros
- Enrique Urdiales Carro
- Juan Blanco Mella
- Jesus de la Iglesia Santos
- Ismael Fernandez Iglesias
Downloads
Este projeto nasce de uma clara intenção de recuperar a funcionalidade e o dinamismo socioeconómico que este tipo de equipamentos oferece à sua comunidade, como geradores de vida e de relações de proximidade que enriquecem a realidade comercial.
A proposta tem como principais objectivos a mínima intervenção arquitectónica, a preservação da identidade do mercado como lugar de encontro e centro da vida quotidiana, renovando assim a centralidade desta peça urbana.
Projeto 4
Membros
- Benito Mirón Malvar
- Joana Daniela Azevedo Rolo
- Juan Antonio Valverde Iglesias
- Miguel Meijido Beiro
Downloads
O mercado representa um ponto tradicional de encontros, lugar de convívio, onde a confiança vem da proximidade pessoas que o utilizam. A envolvente proposta faz nascer a edificação do próprio terreno numa procura da essência do lugar, as muralhas, das suas raízes, reinterpretada de forma apelativa, construído com materiais contemporâneos.
É proposto um mercado tradicional com lojas especializadas em produtos de qualidade e serviços de recados locais. Espaços de elaboração e degustação. Confiança e proximidade.
Este é o nosso mercado!