Logo Escola Superior Gallaecia

Percursos de Arquitetura Contemporânea: Galiza e Norte de Portugal

Inscrições até 26 de Julho!

Inscreve-te

  • Rui Florentino
  • 28 de Julho
  • 4h
  • 9h30-13h30
  • Entre 6 e 20 participantes
  • 20 €

Descrição

A paisagem da Galiza e do Norte de Portugal integra muitos exemplos de obras notáveis da arquitetura contemporânea, que qualificam a identidade cultural deste território e são objeto de uma constante e renovada atenção, desde o final do séc. XX. A partir dos percursos de alguns dos seus autores, por vezes inesperados e de arquiteturas menos conhecidas, mas igualmente singulares, podemos compreender os diferentes modos de intervenção nos seus espaços urbanos e rurais.

Destinatários

Esta formação não pressupõe a necessidade de conhecimentos prévios, pelo que os seus destinatários são todos os interessados na arquitetura e no urbanismo da Galiza e do Norte de Portugal, incluindo também os profissionais e estudantes.

Objectivos

O objetivo da formação é despertar e reforçar o espírito crítico perante as obras de arquitetura e os espaços urbanos contemporâneos, recorrendo a alguns dos seus autores mais representativos. Pretende-se evidenciar percursos de arquitetos que se destacaram neste território e estimular igualmente a troca de experiências entre todos os participantes.

Conteúdos programáticos

O programa é subdividido em três componentes: na primeira aborda-se o surgimento da modernidade nesta região, que virá a dar uma atenção particular à Arquitetura Popular, em especial através de António Palácios, Fernando Távora, Alejandro de la Sota, Álvaro Siza Vieira e Pedro de Llano.

O segundo tema refere-se ao momento presente, com a transição de século, focando a progressiva Internacionalização da Arquitetura, contando ainda com as obras de Siza, mas integrando outros autores, como Eduardo Souto Moura, César Portela e a Arquiteta Paisagista Isabel Aguirre.

Por último serão evidenciadas as características mais singulares de algumas das suas cidades (Porto, Guimarães, Vigo e Pontevedra), terminando no espaço onde nos encontramos, o Minho Litoral.