CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PATRIMÓNIO VERNÁCULO & ARQUITECTURA DE TERRA

Resultados da Conferência

CIAV 2013 International conference

Fotos da Conferência
Comunicações em PDF
Publicação CRC/Taylor & Francis 

A conferência internacional CIAV2013 | 7ºATP | VerSus, que decorreu de 16 a 20 de Outubro 2013, recebeu uma extraordinária participação de especialistas, profissionais e investigadores de 50 países, nomeadamente: África do Sul, Alemanha, Arabia Saudita, Argentina, Angola, Austrália, Áustria, Brasil, Bulgária, Canada, Cazaquistão, Chile, China, Chipre, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Equador, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Formosa, França, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Irão, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Moçambique, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suíça, Tailândia, Turquia e Vietname.

A Conferência realizada em português e em inglês, contou com a participação de mais de 350 participantes e com a apresentação de 130 comunicações de 5 continentes. Os artigos selecionados para apresentação oral, constituem parte da publicação científica, já distribuída mundialmente ‘Vernacular Heritage and Earthen Architecture. Contributions for Sustainable Development’, publicada pela Editora internacional CRC/ Taylor & Francis, em livro de capa dura com CD (http://www.crcpress.com/product/isbn/9781138000834).

Encontram-se já disponíveis online, parte dos resultados do CIAV2013 | 7ºATP | VerSus, (apresentações em PDF, fotografias e vídeos), na página do evento.

De referir, que a conferência internacional foi dinamizada por atividades complementares, tais como: (1) o curso internacional de 2 semanas: ‘Documentação de Arquitetura Vernácula VERNADOC’, em parceria com a Universidade finlandesa Alto e o Município de Viana do Castelo; (2) as reuniões anuais de dois Comités do ICOMOS/International Council of Monuments and Sites: O Comité Científico Internacional de Arquitetura Vernácula (ICOMOS-CIAV) e o Comité Científico Internacional de Património Arquitectónico em Terra (ICOMOS-ISCEAH); (3) a workshop científica VerSus, no âmbito do Projeto Europeu ‘VerSus - Contributo do Património Vernáculo para a Arquitetura Sustentável’ (<www.esg.pt/versus>); (4) as oficinas práticas de Rebocos de Terra, em parceria com a Associação Centro da Terra; (5) a visita ao centro histórico de Viana do Castelo, com apoio do Município; (6) a visita ao património vernáculo do Lindoso e do Soajo, com o apoio do Município de Arcos de Valdevez; (7) a reunião dos parceiros internacionais do Projeto Europeu VerSus, projeto coordenado pela ESG; (8) e a reunião dos parceiros e consultores do Projeto da FCT/Fundação da Ciência e Tecnologia, ‘Seismic-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal’, projeto coordenado pela ESG.

Durante a Conferência foram ainda atribuídos 7 Awards for Best Paper & Award for Best Poster, tendo sido selecionados e galardoados os artigos com melhor qualidade, em cada Tema, e o melhor Poster. No âmbito de uma apreciação o mais isenta possível, não foram considerados na referida avaliação, os artigos da instituição organizadora.

Na Conferência foi ainda apresentada a abertura da 2ª edição do ‘Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional’. Prémio Ibérico organizado em parceria desde 2010, entre a Fundação Convento da Orada (FCO), a Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), a Fundación Cultural del Colegio Oficial de los Arquitectos de Léon (FUNCOAL) e a partir de 2013, com a Ordem dos Arquitetos Portugueses (OA). As candidaturas serão aceites até dia 30 de Junho 2014. (http://www.fundacaoconventodaorada.pt).

A elevada participação de especialistas mundiais, de académicos e de profissionais nacionais e de interessados locais, originaram debates ativos, dos quais resultaram reflexões, que contribuíram para a definição de novas linhas de investigação e de novos focos de interesse no âmbito da proteção, da conservação, da reabilitação ou do conhecimento do património vernáculo e da arquitetura de terra. De referir, que foi notório durante toda a conferência, o crescente interesse internacional, pelo contributo das áreas disciplinares relativas ao património vernáculo e à arquitetura de terra, e à sua articulação numa arquitetura contemporânea mais sustentável, para um desenvolvimento local mais integrado.

Copyright © CIAV 2013. All Rights Reserved.