CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PATRIMÓNIO VERNÁCULO & ARQUITECTURA DE TERRA

Enquadramento

A ESG/ Escola Superior Gallaecia e o ICOMOS-CIAV/ Comité Científico Internacional de Arquitectura Vernácula têm a honra de organizar conjuntamente, em Vila Nova de Cerveira, Portugal, três importantes conferências internacionais CIAV 2013, 7ºATP e VerSus 2013. O tema principal da conferência é Património Vernáculo e Arquitetura de Terra.

CIAV 2013 representa a conferência anual do Comité Internacional de Arquitetura Vernácula do ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios. Em 2011, ICOMOS-CIAV escolheu a candidatura apresentada pela ESG e FCO para a organização do CIAV 2013 e do VERNADOC 2013 (Campo Internacional de Documentação de Arquitetura Vernácula).

ESG e FCO coordenam o Seminário de Arquitetura de Terra em Portugal (ATP - Arquitetura de Terra em Portugal) desde 2003. A Associação Centro da Terra iniciou a sua colaboração no ATP em 2004. O Seminário ATP já se realizou em Lisboa (1ºATP & 2ºATP), Monsaraz (3ºATP_4ºSIACOT), Ouro Preto (4ºATP_TerraBrasil 2006), Aveiro (5°ATP) e Coimbra (6°ATP_9º SIACOT). Diversas Universidades, Faculdades e Centros de Investigação de Engenharia Civil a Arqueologia foram convidadas a receber o Seminário ATP. Em 2013 o 7ºATP é organizado em Vila Nova de Cerveira.

Em 2012, no âmbito do Programa Europeu Cultura (2007–2013) foi aprovado pela União Europeia, o Projeto de Investigação VerSus. O projeto foi submetido pela ESG (Portugal), Coordenador do Projeto, em parceria com a CRAterre-ENSAG (França), UPV (Espanha), UNIFI (Itália) e a UNICA (Itália). O projeto também recebe a colaboração de seis instituições de 5 países (Suécia, Reino Unido, República Checa, Eslovénia e Chipre). Os resultados preliminares do projeto de investigação europeu VerSus serão apresentados na conferência.

O projeto ‘SEISMIC-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal’, foi financiado pela FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2013-2015). O projeto de investigação foi submetido pela Escola Superior Gallaecia, Coordenadora de Projeto, em parceria com os Departamentos de Engenharia da Univ. Aveiro e Univ. Minho. O projeto pressupõe a investigação da problemática relativa à identificação de elementos sismo-resistentes, identificáveis no património vernáculo em uso. Seismic -V ambiciona a verificação da identificação do conceito de “Cultura Sísmica Local”, de forma consistente, em Portugal. Os resultados do projeto fornecerão dados para o reforço sismo-resistente das componentes arquitectónicas do património vernáculo em uso. No âmbito da Conferência Internacional, o Tema 5: Riscos Naturais e sua Mitigação, enquadra-se no projeto SEISMIC-V.