CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PATRIMÓNIO VERNÁCULO & ARQUITECTURA DE TERRA

VerSus 2014 | 2nd Mediterra | 2nd ResTAPIA

VerSus 2014 | 2nd Mediterra | 2nd ResTAPIA - INTERNATIONAL CONFERENCE ON VERNACULAR HERITAGE, SUSTAINABILITY AND EARTHEN ARCHITECTURE

VerSus 2014

Valencia, Spain, 11–13 September 2014

VerSus 2014 is an International Conference on the Lessons from Vernacular Heritage for Sustainable Architecture. The conference themes are the study of vernacular architecture and its mechanisms for sustainability, the conservation and restoration of vernacular architecture and the potential applications of sustainable lessons of vernacular heritage to contemporary architecture. The conference will take place on the 11th, 12th and 13th September 2014, at the School of Architecture of Universitat Politècnica de València. Associated to VerSus 2014 Conference will be organized Mediterra 2014, the second conference of Earthen Architecture in the Mediterranean region, and ResTAPIA 2014, the second conference of earthen architecture conservation in general, and rammed earth conservation, in particular.

The conference programme of VerSus 2014 includes keynote lectures by international experts and the presentation of papers and posters during the 11th and 12th September 2014. The 13th September 2014 will be dedicated to technical visits.

The international conference is organised by Universitat Politècnica de València (Spain), Instituto de Restauración dl Patrimonio (Spain) and Escola Superior Gallaecia (Portugal).

More information at: versus2014.blogs.upv.es

Resultados da Conferência

CIAV 2013 International conference

Fotos da Conferência
Comunicações em PDF
Publicação CRC/Taylor & Francis 

A conferência internacional CIAV2013 | 7ºATP | VerSus, que decorreu de 16 a 20 de Outubro 2013, recebeu uma extraordinária participação de especialistas, profissionais e investigadores de 50 países, nomeadamente: África do Sul, Alemanha, Arabia Saudita, Argentina, Angola, Austrália, Áustria, Brasil, Bulgária, Canada, Cazaquistão, Chile, China, Chipre, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Equador, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Formosa, França, Grécia, Holanda, Índia, Indonésia, Irão, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Moçambique, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suíça, Tailândia, Turquia e Vietname.

A Conferência realizada em português e em inglês, contou com a participação de mais de 350 participantes e com a apresentação de 130 comunicações de 5 continentes. Os artigos selecionados para apresentação oral, constituem parte da publicação científica, já distribuída mundialmente ‘Vernacular Heritage and Earthen Architecture. Contributions for Sustainable Development’, publicada pela Editora internacional CRC/ Taylor & Francis, em livro de capa dura com CD (http://www.crcpress.com/product/isbn/9781138000834).

Encontram-se já disponíveis online, parte dos resultados do CIAV2013 | 7ºATP | VerSus, (apresentações em PDF, fotografias e vídeos), na página do evento.

De referir, que a conferência internacional foi dinamizada por atividades complementares, tais como: (1) o curso internacional de 2 semanas: ‘Documentação de Arquitetura Vernácula VERNADOC’, em parceria com a Universidade finlandesa Alto e o Município de Viana do Castelo; (2) as reuniões anuais de dois Comités do ICOMOS/International Council of Monuments and Sites: O Comité Científico Internacional de Arquitetura Vernácula (ICOMOS-CIAV) e o Comité Científico Internacional de Património Arquitectónico em Terra (ICOMOS-ISCEAH); (3) a workshop científica VerSus, no âmbito do Projeto Europeu ‘VerSus - Contributo do Património Vernáculo para a Arquitetura Sustentável’ (<www.esg.pt/versus>); (4) as oficinas práticas de Rebocos de Terra, em parceria com a Associação Centro da Terra; (5) a visita ao centro histórico de Viana do Castelo, com apoio do Município; (6) a visita ao património vernáculo do Lindoso e do Soajo, com o apoio do Município de Arcos de Valdevez; (7) a reunião dos parceiros internacionais do Projeto Europeu VerSus, projeto coordenado pela ESG; (8) e a reunião dos parceiros e consultores do Projeto da FCT/Fundação da Ciência e Tecnologia, ‘Seismic-V: Cultura Sismo-Resistente Vernácula em Portugal’, projeto coordenado pela ESG.

Durante a Conferência foram ainda atribuídos 7 Awards for Best Paper & Award for Best Poster, tendo sido selecionados e galardoados os artigos com melhor qualidade, em cada Tema, e o melhor Poster. No âmbito de uma apreciação o mais isenta possível, não foram considerados na referida avaliação, os artigos da instituição organizadora.

Na Conferência foi ainda apresentada a abertura da 2ª edição do ‘Prémio Ibérico de Investigação de Arquitetura Tradicional’. Prémio Ibérico organizado em parceria desde 2010, entre a Fundação Convento da Orada (FCO), a Fundación Antonio Font de Bedoya (FAFB), a Fundación Cultural del Colegio Oficial de los Arquitectos de Léon (FUNCOAL) e a partir de 2013, com a Ordem dos Arquitetos Portugueses (OA). As candidaturas serão aceites até dia 30 de Junho 2014. (http://www.fundacaoconventodaorada.pt).

A elevada participação de especialistas mundiais, de académicos e de profissionais nacionais e de interessados locais, originaram debates ativos, dos quais resultaram reflexões, que contribuíram para a definição de novas linhas de investigação e de novos focos de interesse no âmbito da proteção, da conservação, da reabilitação ou do conhecimento do património vernáculo e da arquitetura de terra. De referir, que foi notório durante toda a conferência, o crescente interesse internacional, pelo contributo das áreas disciplinares relativas ao património vernáculo e à arquitetura de terra, e à sua articulação numa arquitetura contemporânea mais sustentável, para um desenvolvimento local mais integrado.

Programa final

Já está disponível o Programa Final da Conferência.

Condições metereológicas esperadas

Uma atualização, em relação às condições meteorológicas esperadas em Vila Nova de Cerveira.

Até o dia 15, haverá um pouco de chuva.

Na quarta-feira e quinta-feira, dias 16 e 17, estará nublado, com sol ocasional.

Na sexta-feira, dia 18, estará nublado, com alguns chuviscos.

No sábado, dia 19, haverá chuva e provavelmente trovoada.

No domingo, dia 20, está previsto um dia de sol, para a nossa visita.

Durante estes dias, a temperatura irá variar entre 18º a 20ºC durante o dia e 12º a 14ºC, à noite.

As noites podem ser um pouco frias, devido à humidade do ar.

Mais detalhes em: http://www.accuweather.com/en/pt/vila-nova-da-cerveira/1816/october-weather/1816

Publicação internacional do CIAV 2013

Já está disponível o Livro de Actas do CIAV 2013, Património Vernáculo & Arquitectura de Terra: Contribuições para um Desenvolvimento Sustentável

A publicação reúne 142 artigos, de 281 especialistas internacionais, provenientes de 50 países.

A publicação internacional abrange um ampla variedade de temas:

  • Património cultural e cultura construtiva
  • Materiais e técnicas construtivas
  • Adaptação ao território e ao ambiente
  • Eficiência energética e projecto sustentável
  • Riscos naturais e sua mitigação
  • Ensino e novas perspectivas de investigação

O livro pode ser adquirido através da CRC Press / Taylor & Francis Group

Template para apresentação

O template para apresentação em Powerpoint já se encontra disponivel. Descarregar aqui.

Poster

As instruções para Poster encontram-se disponíveis em Artigos e Posters.

Programa

O programa preliminar encontra-se disponível em http://www.esg.pt/ciav2013/index.php/pt/programa.

Conferência Internacional

O Comité de Organização tem o prazer de informar que a Conferência Internacional de Património Vernáculo e Arquitectura de Terra CIAV2013 | 7º ATP | VerSus recebeu um total de 165 artigos, de 48 países, dos cinco continentes. 315 resumos tinham sido previamente recebidos, de 57 países.

A publicação resultante reunirá os 130 artigos de melhor qualidade e estará disponível no início da Conferência. A publicação será realizada pela editora internacional CRC / Balkema / Taylor & Francis, que assegurará distribuição mundial da publicação. Mais se informa, que todos os artigos selecionados terão edição final e prova de leitura antes da sua publicação.

Informação sobre o estado de cada artigo e inscrição dos autores (por país & número de artigo) já está disponível:

Estado de cada artigo e inscrição de autor por país, 09 de Julho de 2013 (PDF) 
Estado de cada artigo e inscrição de autor por código, 09 de Julho de 2013 (PDF)

Informa-se também, que o programa preliminar da conferência estará disponível brevemente, no site da Conferência.

Recomendamos a todos os autores e participantes para se inscreverem, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , até o dia 10 de Julho 2013, a fim de beneficiarem de desconto respetivo.

Instruções para artigos

O Comité Organizador do CIAV2013 | 7ºATP | VerSus tem o prazer de informar que as atas da Conferência Internacional serão publicadas por CRC/Balkema, Taylor & Francis. Devido aos altos padrões de qualidade da publicação internacional, o Comité Organizador solicita aos autores o máximo rigor no cumprimento das instruções de formato para artigo, disponíveis em www.balkema.nl

Data limite para envío de artigos e autorização para publicação: 30 de abril 2013

Informação que deve ser enviada para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. :

  1. Artigo em pdf (com imagens incluídas);
  2. Artigo em doc (com imagens incluídas);
  3. Autorização para publicação (Consent to Publish).

Devido à distribuição mundial da editora, e para maior impacto internacional, recomenda-se aos autores a redacção dos artigos em Inglês.

Instruções para artigo

Exemplo de artigo 1 (pdf)
Exemplo de artigo 1 (doc)

Exemplo de artigo 2 (pdf)
Exemplo de artigo 2 (doc)

Resumos

A ESG/ Escola Superior Gallaecia e o ICOMOS-CIAV, organizadores do CIAV2013 | 7ºATP | VerSus, informam que foram recebidos mais de 315 resumos de 57 países, dos 5 continentes:

África do Sul, Alemanha, Argélia, Arabia Saudita, Argentina, Angola, Austrália, Áustria, Bangladesh, Barém, Brasil, Cazaquistão, Chile, China, Chipre, Colômbia, Cuba, Dubai, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Formosa, França, Gana, Grécia, Holanda, Iémen, Índia, Indonésia, Irão, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Koweit, Macedónia, Mali, Marrocos, México, Noruega, Nova Zelândia, Omã, Paraguai, Peru, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Sérvia, Suécia, Tailândia, Turquia.

Informa-se igualmente, que cada autor principal de resumo, recebeu da parte do Comité de Organização, confirmação de recepção do seu resumo. Caso haja autores que não tenham recebido confirmação de recepção, o autor deverá contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Os 11 países com mais resumos submetidos:
Portugal: 60 resumos
Turquia: 35 resumos
Espanha: 24 resumos
Brasil: 11 resumos
Itália: 9 resumos
Irão: 8 resumos
Índia: 6 resumos
Arábia Saudita: 5 resumos
Argentina: 5 resumos
Polónia: 5 resumos
Roménia: 5 resumos

Publicação:

Os artigos que apresentem melhor qualidade serão selecionados pelo Comité Científico, para integrarem livro de capa dura e CD, a publicar pela editora internacional Taylor & Francis. A publicação terá distribuição mundial.

Cada participante inscrito na conferência irá receber um exemplar da publicação, no dia 16 de Outubro 2013.